O novo Ford Territory chegou no Brasil, este era um dos lançamentos mais aguardados do mercado, o SUV tem belo design e promete bom desempenho.
“A Ford tem grande tradição e forte presença no segmento de SUVs em todo o mundo e foi pioneira na América do Sul com o EcoSport”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “O Territory chega para ampliar a nossa linha num segmento de SUVs maiores, em que os consumidores buscam mais espaço e refinamento, trazendo também recursos inovadores de conectividade e tecnologia.”
Com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDi, o Territory 2021 tem preço aproximado em R$ 179.900 na versão SEL SEL 1.5 Turbo EcoBoost GTDi.
Já o modelo Ford Territory Titanium 1.5 Turbo EcoBoost GTDi tem preço aproximado em R$ 197.900.
O Territory chega como modelo 2021 em duas versões, SEL e Titanium, ambas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cv, e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas, especialmente calibrados para as preferências e condições do mercado brasileiro.
“O porte grande, forte e ágil coloca o Territory mais próximo de carros de categoria superior. Ele refina a receita dos SUVs para oferecer uma nova experiência de conforto, requinte e tecnologia”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford.
O novo SUV é líder em espaço interno e conforto para os passageiros, principalmente no banco traseiro, e oferece um conjunto único de equipamentos. Além da câmera 360° de visão panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregamento sem fio para celular, conexão sem fio para Apple CarPlay e luz ambiente configurável em sete cores, também é o único entre os principais competidores a contar com um modem embarcado para comunicação remota com o veículo.
Visto lateralmente, o Territory exibe um perfil dinâmico e esportivo, com capô alto, entre-eixos longo, traseira curta e bagageiro no teto. Os vidros ocupam uma proporção menor que o restante da cabine, remetendo à silhueta esportiva de um sedã.
“A linha de cintura mais alta na traseira e apontando para baixo na frente cria uma sensação de velocidade”, completa Sandrin. “Abaixo dela, a chamada linha de caráter segue o mesmo desenho, fazendo uma conexão entre os elementos da frente e da traseira. Já as caixas de rodas projetadas para fora aumentam a sensação de proteção para os ocupantes.”
O teto solar panorâmico elétrico, incluído de série nas duas versões, torna a cabine ampla e iluminada. O console central elevado é outro elemento marcante que facilita o acesso aos comandos e contribui para criar um ambiente arquitetônico e tecnológico.
O Territory Titanium tem um painel de instrumentos inteligente totalmente digital, com tela colorida de 10” e alta resolução (1920 x 720), personalizável em três temas: Clássico, Esportivo e Fashion.
A câmera 360° com visualização panorâmica, uma exclusividade do Territory entre os competidores diretos, coloca o motorista no controle do ambiente e aumenta a segurança. Equipada com quatro câmeras, localizadas na dianteira, na traseira e embaixo dos retrovisores, ela cria uma vista aérea simulada do entorno do veículo, de alta definição.
O Ford Territory é equipado com o motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, que combina várias tecnologias para oferecer um desempenho eficiente e confiável, com economia e baixo nível de ruídos e vibrações. Ele utiliza o ciclo Miller para maior eficiência e conta com intercooler, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável acionado por corrente.
O motor foi calibrado especificamente para o nosso combustível e também para atender o estilo e as expectativas dos brasileiros. Esse desenvolvimento incluiu mais de 2.200 horas de testes de validação e durabilidade, além de 300 horas de desmontagem e análise.
O 1.5 Turbo EcoBoost gera potência de 150 cv @ 5.300 rpm e tem torque máximo de 22,9 kgfm @ 1.500-4.000 rpm, com uma característica relevante: a curva plana de torque na faixa de 1.500 a 4.000 rpm se traduz em força sempre disponível em diferentes situações de rodagem.
A transmissão automática CVT, com relação continuamente variável, é acoplada por conversor de torque hidráulico e permite que o motor trabalhe sempre na condição ideal. Ela tem um escalonamento suave que favorece a dirigibilidade e conta com a opção de trocas manuais de oito marchas simuladas. A sua calibração foi otimizada para o estilo de condução dos brasileiros, com respostas mais rápidas que favorecem a performance. Com peso de 1.632 kg, o Territory acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 s. Também é econômico: faz 9,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, o que dá um consumo combinado de 9,6 km/l.