A GWM busca expandir sua participação no mercado brasileiro de SUVs com o lançamento da versão PHEV19 do Haval H6. Essa nova configuração foi projetada para oferecer uma opção híbrida plug-in mais acessível, com foco em um preço competitivo e uma lista de equipamentos robusta. O objetivo é enfrentar diretamente concorrentes como o BYD Song Plus, que domina a categoria.
Com preço sugerido de R$ 239.000, o Haval H6 PHEV19 traz uma bateria de 19 kWh, garantindo uma autonomia de até 115 km no modo elétrico. Em comparação, o modelo anterior, PHEV34, com bateria de 34 kWh, custa R$ 281.000 e oferece maior alcance no modo elétrico. Apesar da diferença de preço e capacidade de bateria, o PHEV19 promete ser uma escolha atraente para quem busca um SUV híbrido plug-in eficiente e acessível.
O design externo do Haval H6 PHEV19 é praticamente idêntico à versão mais cara, com exceção das rodas de 19 polegadas que recebem um acabamento diferenciado. No interior, o SUV se destaca pelo espaço generoso, oferecendo conforto para até cinco ocupantes, com um porta-malas de 560 litros, perfeito para viagens em família ou uso diário.
A bordo, o veículo oferece uma lista extensa de equipamentos, como um teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas e carregamento de celular por indução. No entanto, alguns pontos podem ser melhorados, como a interface gráfica do painel de instrumentos digital e da central multimídia de 12,3 polegadas, que é considerada confusa. Além disso, o sistema de ar-condicionado depende exclusivamente de comandos na tela, o que pode ser um incômodo para alguns usuários.
No quesito segurança, o H6 PHEV19 não decepciona. Ele vem equipado com seis airbags, câmeras 360 graus e um pacote completo de assistências semiautônomas, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e frenagem automática de emergência. O head-up display também é um destaque, projetando informações essenciais no para-brisa, o que ajuda a manter a atenção do motorista na estrada.
Em termos de desempenho, o Haval H6 PHEV19 conta com um motor a combustão 1.5 turbo combinado com um motor elétrico, totalizando 326 cv e 54 kgfm de torque. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, oferecendo uma experiência ágil tanto na cidade quanto na estrada. Comparado ao BYD Song Plus, que entrega 235 cv, o Haval se sobressai em potência e desempenho, além de oferecer uma recarga de bateria mais rápida em correntes contínuas.
O consumo também é um dos pontos fortes do H6 PHEV19. Ele oferece uma média de 36,2 km/l em ambiente urbano, aproveitando ao máximo o modo elétrico, enquanto no ciclo rodoviário o consumo chega a 31,1 km/l. Esses números são superiores ao de muitos concorrentes na mesma faixa de preço, reforçando a proposta de eficiência do modelo.
Outra característica relevante é a flexibilidade de uso do H6 PHEV19. Ele permite alternar entre os modos híbrido e elétrico conforme necessário, proporcionando uma experiência de direção versátil. No entanto, quando a bateria está descarregada, o motor a combustão oferece um consumo mais elevado, fazendo 11,7 km/l na cidade. Esse é um desafio comum aos híbridos plug-in, e reforça a importância de manter as baterias sempre carregadas para obter o máximo de eficiência.
Apesar de ser mais barato que o modelo PHEV34, o Haval H6 PHEV19 ainda oferece uma boa gama de equipamentos de série. Bancos de couro com ajustes elétricos, volante ajustável, sistema de multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro são apenas alguns dos itens que compõem o pacote. O modelo também conta com recursos de tecnologia, como carregamento rápido de bateria em corrente contínua de até 33 kW, o que permite uma recarga de 30% a 80% em cerca de 30 minutos.
A escolha entre as versões do Haval H6 depende das prioridades do comprador. O PHEV19 equilibra bem o custo com o desempenho e a autonomia, sendo uma opção racional para quem deseja um SUV híbrido plug-in sem precisar desembolsar um valor tão elevado quanto o PHEV34. Para aqueles que buscam mais potência e tração nas quatro rodas, a versão mais cara ainda oferece uma experiência superior, mas o PHEV19 entrega o essencial com eficiência.