Volkswagen apresenta o Tayron, novo SUV substituto do Tiguan Allspace

A Volkswagen revelou o Tayron, SUV que substitui o Tiguan Allspace. Com capacidade para até sete ocupantes, o modelo oferece nova tecnologia e sistemas de direção inovadores. Ele estará disponível na Europa no primeiro trimestre de 2025 e deve chegar a outros mercados, como o Brasil, em breve.
Publicado em Volkswagen dia 10/10/2024 por Alan Corrêa

A Volkswagen lançou o Tayron, seu mais novo SUV médio, para substituir o Tiguan Allspace. Com capacidade para até sete lugares, o modelo combina tecnologia avançada e sistemas de direção inovadores. Ele oferece novas opções de motorização híbrida e micro-híbrida, além de um design mais espaçoso e moderno.

Pontos Principais:

  • Tayron é o novo SUV médio que substitui o Tiguan Allspace.
  • O modelo oferece opções de motorização híbrida e micro-híbrida.
  • Sistema de direção inovador e nova tecnologia embarcada.
  • Lançamento na Europa previsto para o primeiro trimestre de 2025.

O Tayron, novo SUV médio da Volkswagen, foi oficialmente apresentado nesta quarta-feira (9). O modelo chega para ocupar o espaço deixado pelo Tiguan Allspace no portfólio da marca, e será posicionado entre o Tiguan e o Touareg. A montadora destacou a capacidade do veículo de acomodar até sete passageiros, tornando-o uma opção ideal para famílias e aventureiros. O lançamento na Europa está previsto para o primeiro trimestre de 2025, com possibilidade de expansão para mercados como o Brasil, Estados Unidos e México.

Em termos de design, o Tayron apresenta um visual mais curvilíneo do que o Tiguan Allspace, sendo 24 centímetros maior em comprimento e com 10 centímetros a mais de entre-eixos. Um dos detalhes de destaque é o logotipo retroiluminado da Volkswagen, posicionado entre faixas de LED nos faróis dianteiros. No interior, o SUV conta com materiais de alta qualidade, elevando o padrão dos veículos da marca em comparação aos modelos populares.

Quanto à motorização, o Tayron oferece uma ampla gama de opções, incluindo versões híbridas plug-in e micro-híbridas. No caso das versões híbridas plug-in, o modelo combina um motor 1.5 a gasolina com um motor elétrico, proporcionando potências que variam de 204 a 272 cavalos, dependendo da configuração. A bateria de 19,7 kWh oferece autonomia de até 100 km em modo elétrico. A variante micro-híbrida (MHEV) traz um motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv, com suporte de um módulo elétrico de 48V, além da opção de motorização 2.0 turbodiesel, disponível em versões de 150 ou 193 cavalos com tração integral 4Motion.

O Tayron se destaca também pela tecnologia embarcada. O SUV conta com um painel de instrumentos digital protegido por filme antirreflexo, um rotor multifuncional que permite controlar o volume do som ou alternar modos de condução, assentos climatizados e até mesmo um sistema de massagem. Além disso, o veículo traz sistemas de direção avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem em curvas, assistência de mudança de faixa (Side Assist), sistema de manutenção de faixa (Lane Assist) e frenagem automática de emergência com monitoramento de pedestres e ciclistas (Front Assist).

Outro ponto de destaque no Tayron é o espaço interno. Com três fileiras de assentos, o SUV oferece amplo espaço para até sete ocupantes, além de generoso espaço de armazenamento. Segundo a Volkswagen, o Tayron foi projetado para atender às necessidades de famílias grandes e aventureiros, combinando conforto, tecnologia e versatilidade em um único veículo.

Apesar de ter sido oficialmente apresentado, os preços do Tayron ainda não foram divulgados. A expectativa é de que a Volkswagen anuncie os valores no final de 2024, com preços a partir de 45 mil euros para a versão de entrada, o equivalente a cerca de R$ 275 mil. O SUV deverá chegar ao mercado europeu no primeiro trimestre de 2025, e, posteriormente, pode ser lançado em outros mercados, incluindo países da América do Sul.

Fonte: Volkswagen.