Volvo atinge um milhão de XC40 produzidos na fábrica da Bélgica

A Volvo celebra a produção de um milhão de unidades do modelo XC40/EX40 na fábrica de Ghent, Bélgica, desde seu lançamento em 2017. O modelo, agora em versão elétrica, é um marco na estratégia de eletrificação da marca sueca.
Publicado por Alan Corrêa em Volvo dia 16/10/2024

O primeiro Volvo XC40 saiu da linha de produção em 2017 na planta de Ghent, Bélgica. Agora, sete anos depois, a montadora sueca celebra a marca de um milhão de unidades produzidas do XC40 e EX40, um SUV que se tornou um dos modelos mais importantes da Volvo.

Pontos Principais:

  • A Volvo produziu um milhão de unidades do XC40/EX40 desde 2017.
  • A fábrica de Ghent, na Bélgica, é o principal centro de produção do modelo.
  • Mais de 175 mil unidades produzidas são totalmente elétricas.
  • A versão elétrica do XC40 foi renomeada como EX40 em 2024.

A fábrica de Ghent é um dos centros estratégicos da Volvo, responsável por consolidar o sucesso do XC40 e acelerar a transição para veículos elétricos. Desde o início da produção, a planta produziu mais de 175 mil unidades totalmente elétricas, marcando o avanço da Volvo no mercado de veículos sustentáveis.

Desde 2020, o XC40 passou a ter uma versão 100% elétrica, sendo o primeiro modelo da Volvo produzido em grande escala sem motor a combustão. Em 2024, foi renomeado como EX40.
Desde 2020, o XC40 passou a ter uma versão 100% elétrica, sendo o primeiro modelo da Volvo produzido em grande escala sem motor a combustão. Em 2024, foi renomeado como EX40.

Em 2020, a Volvo apresentou a versão 100% elétrica do XC40, que se tornou o primeiro modelo da marca a ser fabricado em grande escala sem motor a combustão. Esse lançamento pavimentou o caminho para o desenvolvimento de uma linha mais ampla de veículos elétricos e reforçou a ambição da Volvo de liderar o segmento premium de carros eletrificados.

Em 2024, a marca decidiu renomear o XC40 elétrico como EX40, como parte de uma estratégia para simplificar a nomenclatura de seus veículos 100% elétricos. As versões híbridas leves continuam sendo chamadas de XC40, embora não sejam mais vendidas no mercado brasileiro.

Desde seu lançamento, o XC40 conquistou prêmios e se tornou um dos três modelos mais vendidos da Volvo no mundo, ficando atrás apenas do XC60. Em 2018, o XC40 foi eleito o Carro Europeu do Ano, tornando-se o primeiro modelo da Volvo a ganhar essa distinção.

O sucesso do XC40 também é refletido no Brasil. A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações globais a adotar a eletrificação como estratégia central. A linha de modelos disponíveis nas concessionárias brasileiras é totalmente eletrificada, com destaque para o EX30, o EX40 e o C40, que são 100% elétricos, além dos modelos híbridos plug-in XC60 e XC90.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, destacou o pioneirismo do país na transição para a eletrificação. Segundo ele, o Brasil foi um dos primeiros mercados a adotar uma frota totalmente eletrificada, impulsionada pelo lançamento do XC40 elétrico há três anos.

O XC40/EX40 continua sendo um dos modelos mais importantes da Volvo em termos de vendas e inovação. A marca sueca segue desenvolvendo cinco novos modelos 100% elétricos, alinhando-se às necessidades de diferentes mercados e consolidando sua estratégia de eletrificação global.

A marca histórica de um milhão de unidades produzidas simboliza não apenas o sucesso comercial do modelo, mas também o compromisso da Volvo com a sustentabilidade e a eletrificação. A fábrica de Ghent, com uma equipe altamente qualificada, é parte fundamental dessa jornada, liderando a produção de modelos inovadores que atendem à demanda global por carros eletrificados.

Fonte: Volvo.