Volvo CE inicia testes de campo com carregadeira elétrica L120 no Brasil

A Volvo CE testa no Brasil a carregadeira elétrica L120 Electric antes do lançamento em 2025. Com baterias de 282 kWh, autonomia de até 6 horas e recarga rápida, reduz custos em até 90% e elimina emissões. Silenciosa e sustentável, reforça o compromisso da Volvo com metas climáticas globais.
Publicado em Caminhões e Ônibus dia 29/11/2024 por Alan Corrêa

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) está realizando testes práticos com sua nova carregadeira L120 Electric em clientes estratégicos no Brasil, visando validar o desempenho do equipamento em operações reais antes de seu lançamento previsto para 2025.

Pontos Principais:

  • Testes iniciais conduzidos na Pedreira Caxiense Fagundes, no Rio Grande do Sul.
  • Bateria de 282 kWh oferece autonomia de 4,5 a 6 horas, com recarga em menos de uma hora.
  • Redução de até 90% nos custos de energia em comparação com modelos a diesel.
  • Operação mais silenciosa e com menos vibrações, adequada para áreas sensíveis ao ruído.

A primeira fase dos testes foi realizada na Pedreira Caxiense Fagundes, localizada no Rio Grande do Sul, em colaboração com o distribuidor Linck Máquinas. O objetivo é confirmar, em uma aplicação típica de produção de agregados para construção civil, o desempenho projetado nos laboratórios de inovação e tecnologia da Volvo CE, além de identificar possíveis ajustes para otimizar a performance da máquina.

A L120 Electric é equipada com baterias de 282 kWh, proporcionando uma autonomia de 4,5 a 6 horas, dependendo da aplicação. O tempo de recarga pode ser inferior a uma hora, conforme o tipo de carregador utilizado.

Além de eliminar as emissões de gases de efeito estufa durante a operação, o modelo elétrico apresentou uma redução de até 90% nos custos com energia em comparação com um modelo equivalente a diesel, segundo Rafael Nieweglowski, responsável pelas vendas de equipamentos elétricos e compactos da Volvo CE na América Latina.

Outra característica da L120 Electric é a operação mais silenciosa e com menor vibração, permitindo atividades em horários anteriormente restritos e minimizando o impacto nas comunidades locais.

A estratégia de eletrificação do portfólio de produtos da Volvo CE está alinhada com o compromisso de redução de emissões estabelecido pela Science Based Targets (SBTi), organização que define metas científicas para que empresas contribuam no combate à crise climática.

Fonte: Volvo.