Volvo Lança Ônibus Elétrico de Alta Capacidade na LatBus 2024

A Volvo apresenta o chassi BZRT na LatBus 2024, um biarticulado elétrico para sistemas BRT, com capacidade para 250 passageiros. Produzido em Curitiba, o modelo atende à demanda por transporte público sustentável, combinando eficiência energética com tecnologia avançada e foco em segurança.
Publicado em Caminhões e Ônibus dia 7/08/2024 por Alan Corrêa

A Volvo lançou, na LatBus 2024, o chassi BZRT, um veículo biarticulado 100% elétrico desenvolvido para sistemas BRT. Este lançamento reflete a crescente demanda por soluções de transporte urbano sustentáveis e de alta capacidade, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 nas cidades. O BZRT, produzido em Curitiba, marca a entrada da Volvo no mercado de ônibus elétricos de grande porte, oferecendo uma alternativa eficiente e ecológica aos sistemas tradicionais de transporte.

O BZRT foi projetado para transportar até 250 passageiros em carrocerias de 28 metros, destacando-se como o maior veículo elétrico do mundo. Com um motor elétrico posicionado na parte central do chassi, o modelo oferece uma melhor distribuição de carga e um salão interno livre para os passageiros. A tecnologia aplicada no BZRT combina elementos já consolidados nos veículos a diesel com avanços em mobilidade elétrica, garantindo um transporte público mais sustentável e com menor impacto ambiental.

O sistema de propulsão do BZRT inclui dois motores elétricos de 200 kW, totalizando 400 kW, equivalente a 540 cavalos de potência. A configuração do chassi, com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades baseada na transmissão I-Shift da Volvo, assegura um desempenho eficiente. A autonomia do BZRT pode alcançar 250 quilômetros, dependendo da demanda de energia e da configuração de baterias, que pode ser adaptada para incluir de 6 a 8 unidades, totalizando até 720 kWh.

Para atender às necessidades de segurança no trânsito, o BZRT incorpora tecnologia de ponta e conectividade. O sistema de “Zonas de Segurança” permite o controle automático de velocidade em áreas específicas, como proximidades de escolas e hospitais, reduzindo o risco de acidentes. Sensores de placas de trânsito e alertas de ponto cego lateral aumentam a segurança do motorista e dos passageiros, enquanto o Volvo Dynamic Steering (VDS) melhora a precisão e a estabilidade da condução.

A produção do BZRT no complexo industrial da Volvo em Curitiba não apenas fortalece a posição da empresa no mercado local, mas também posiciona o Brasil como um centro de exportação para esse modelo. A expectativa é que o chassi atenda às exigências de mercados internacionais que buscam soluções de transporte público com zero emissões e tecnologia avançada.

O lançamento do BZRT representa um avanço significativo na estratégia de sustentabilidade da Volvo, alinhando-se aos objetivos da empresa de reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2030 e eliminá-las completamente até 2040. Com mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em operação no mundo, a Volvo reforça seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Fonte: Volvo.