Nos últimos anos os SUVs vem tomando conta do mercado, e por isso tirou o espaço do Golf, fazendo com que a Volkswagen não comercializa-se mais ele no Brasil.
Desta mesma categoria agora só falta o Chevrolet Cruze Sport6.
Por quase duas décadas o Golf ficou sendo produzido no Paraná. E após 27 anos à venda no país, o hatch médio não aparece mais no configurador do site brasileiro da Volkswagen.
O VW Golf veio sofrendo sucessivas quedas nas vendas, até nos mercados mais ricos o modelo foi perdendo espaço para os SUVs. Dessa maneira, a marca decidiu, então, encerrar a produção local em 2019, quando lançou a 7ª geração do hatch, o híbrido Golf GTE.
A última geração chegou com apenas 99 unidades disponíveis, pelo preço de R$ 199.990. O fim do Golf abriu espaço para a chegada do SUV Taos. O novo utilitário da Volkswagen chega ao Brasil entre abril e maio de 2021 para desafiar o Jeep Compass, que foi o SUV mais vendido por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018), sendo que ainda continua no pódio.
Curiosamente, os dois lançamentos SUV da Volkswagen, Taos e Tarok, utilizarão a mesma plataforma MQB-A do Golf. A 7ª geração do hatch foi um dos primeiros veículos a nascer da base modular.
Os modelos híbridos são o novo caminho do mercado automobilístico, e desta forma, a eletrificação pode ser o caminho de volta para o hatch médio no futuro. Se o Golf voltar ao Brasil, o que pode acontecer já em 2021, virá de novo na versão híbrida plug-in GTE.