Como consultar a Tabela Fipe para Carros e Motos

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) não serve apenas para elaborar uma tabela com o preço dos veículos de acordo com sua marca, modelo e ano. Ela abrange um campo de conhecimento e de informações muitíssimo mais amplo.

Novidades
5 meses atrás
Como consultar a Tabela Fipe para Carros e Motos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Como consultar a Tabela Fipe – Preços de carros, motos e caminhões

Através do site veiculos.fipe.org.br é possível fazer a consulta grátis dos preços médios dos veículos, vale lembrar que os valores apresentados são médias do mercado nacional, ou seja, valem como base de negociações ou avaliações, na realidade os preços podem variar em função da região, conservação, cor, acessórios, entre outros fatores.

O que é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é uma organização de Direito Privado sem fins lucrativos que trabalha para prestar apoio, entre outros objetivos, ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

O que a FIPE faz?

A Fundação mantém uma grande equipe de pesquisadores que estão constantemente pesquisando e atualizando as informações com base nas práticas e modelos econômicos mais modernos, sendo capazes de oferecer elementos fieis para a elaboração de índices e tabelas relacionados ao mercado brasileiro.

Todos os anos seus serviços são contratados pelos órgãos da Administração Pública (federais, estaduais e municipais), além de entidades do setor privado. Com isso, existe uma unidade maior, a nível nacional, das realidades e expectativas do mercado.

Há quantos anos a FIPE atua no mercado nacional?

A FIPE atua no mercado nacional há 40 anos, desenvolvendo projetos nas áreas de: saúde, educação, infraestrutura, energia, agricultura e meio ambiente, indústria e serviços, turismo, segurança pública, mercado imobiliário, financeiro e de capitais, trabalho e emprego, finanças públicas e macro economia.

Ela oferece informações e análises essenciais para entender o mercado brasileiro no seu todo, tanto no seu aspecto econômico quanto social, e faz isso através do levantamento de dados primários e da elaboração de índices e tabelas de preços.

Os principais são:

  • Preço Médio de Veículos – mais conhecido como Tabela FIPE (utilizado por seguradoras, consumidores, lojistas, concessionárias, revistas e sites especializados para compra e venda de veículos)
  • Índice de Preço ao Consumidor (IPC) – que indica o custo de vida das famílias
  • Indicadores do Mercado de Trabalho
  • Indicadores Econômicos e Financeiros

Os cursos oferecidos pela FIPE

A FIPE também oferece cursos de extensão universitária, desde Pós-graduação lato sensu até extensão universitária ou cursos de curta duração. Esses cursos são ministrados, principalmente, por professores da FEA-USP, especializados na área de Economia, Administração e Contabilidade.

Um dos frutos desse trabalho é o Boletim de Informações FIPE, que graças ao estudo e pesquisas realizados, são publicados para trazer a lume as principais tendências do mercado e incentivar o debate acadêmico.

Preço Médio de Veículos pela FIPE

Com toda essa bagagem e essa equipe de pesquisadores, a FIPE é a entidade mais capacitada no momento para oferecer as informações relacionadas ao preço dos veículos no país, ou Preço como é mais conhecida: a Tabela FIPE.

Com todo o panorama sócio-político-econômico a seu alcance, ela consegue avaliar com mais segurança os valores de carros e muitos outros bens materiais. Mas talvez porque o uso que fazemos dela esteja mais relacionado com a venda e compra de carro, ela tenha ganhado essa fama.

Com certeza é a base mais segura para a negociação de veículos, seja entre particulares, ou entre um particular e uma loja ou concessionária. Mas como a própria Fundação coloca em seu site oficial, ela apresenta os “preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações”.

É claro que esses valores terão variações de acordo com região do país, com o estado de conservação geral do veículo e outros elementos como cor e acessórios.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?