Ficha técnica do Fiat Argo Trekking 1.3 Automático 2025: Desempenho, consumo e todos os detalhes técnicos

O Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025 é uma opção compacta com motor Firefly, câmbio CVT, espaço para cinco passageiros e um pacote de equipamentos de segurança e conforto. Confira todos os detalhes sobre o desempenho, consumo e as especificações técnicas desse modelo hatchback.
Publicado em Ficha técnica dia 19/09/2024 por Alan Corrêa

O Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025 é um hatchback compacto topo de linha dessa linha 2025 do Argo com motorização flex que combina eficiência e praticidade para o dia a dia. Com potência de 107 cv no etanol e 98 cv na gasolina, o motor 1.3 Firefly oferece um desempenho compatível para o uso urbano, além de uma transmissão automática do tipo CVT com 7 marchas, que visa melhorar a condução em trajetos longos e em subidas. O torque máximo chega a 13,7 kgfm no etanol e 13,2 kgfm na gasolina, o que garante força em diferentes situações de uso, com resposta eficiente nas rotações médias.

Em termos de desempenho, o Fiat Argo Trekking 1.3 AT atinge a velocidade máxima de 173 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, números adequados para um hatchback compacto, sem comprometer o conforto do motorista. A suspensão dianteira é do tipo independente, com sistema McPherson, enquanto a traseira conta com eixo de torção, proporcionando estabilidade e absorção das irregularidades das estradas.

O consumo de combustível varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. No etanol, o consumo urbano é de 8,9 km/l e na estrada chega a 10,1 km/l. Já na gasolina, esses números sobem para 12,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente. A autonomia do modelo no etanol é de até 418 km na cidade e 475 km na estrada, enquanto na gasolina esses números podem chegar a 653 km em percursos rodoviários.

As dimensões do Argo Trekking 2025 incluem 4031 mm de comprimento, 1750 mm de largura e 2521 mm de distância entre-eixos, com altura de 1568 mm. O porta-malas tem capacidade para 300 litros, o que é suficiente para atender a demandas básicas de transporte no cotidiano. O modelo tem peso de 1170 kg e suporta uma carga útil de até 400 kg. A altura mínima do solo é de 182 mm, oferecendo boa capacidade para enfrentar trechos acidentados ou vias com buracos, comum em cidades brasileiras.

Em relação à segurança, o Fiat Argo Trekking vem equipado com itens como freios ABS, airbags frontais, controle de estabilidade e tração, além de assistência de partida em rampa. O sistema de monitoramento de pressão dos pneus também está incluído, oferecendo maior tranquilidade ao motorista. No entanto, o modelo recebeu baixa pontuação nos testes de proteção para adultos e crianças no Latin NCAP, com índices de 24% e 10%, respectivamente.

Para o conforto dos ocupantes, o Argo Trekking oferece ar-condicionado, direção assistida elétrica, bancos com ajuste de altura, volante multifuncional e controle automático de velocidade. Há também a opção de bancos revestidos em couro e chave presencial. O sistema de entretenimento inclui rádio, conexão USB, Bluetooth e espelhamento da tela do celular, atendendo às principais necessidades dos motoristas modernos.

Em termos de preço, o Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025 tem um valor de R$ 101.990, com custos de IPVA estimados em R$ 4.080 e seguro em torno de R$ 4.284, o que o coloca em uma faixa de preço competitiva no segmento de hatches compactos. As revisões até 50.000 km têm um custo total de R$ 4.404, e a garantia oferecida pela Fiat é de 3 anos.

Desempenho, motor e potência

O veículo analisado conta com um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação transversal. O motor possui 4 cilindros em linha e é alimentado por um sistema de injeção multiponto. O comando de válvulas é único no cabeçote, com tuchos hidráulicos e variação do comando tanto na admissão quanto no escape, o que melhora a eficiência de combustível e a performance em diferentes rotações. Com um deslocamento total de 1332 cm³ e cilindrada unitária de 333 cm³, o veículo tem potência máxima de 107 cv no etanol e 98 cv na gasolina, entregues a 6250 rpm.

O torque máximo registrado é de 13,7 kgfm no etanol e 13,2 kgfm na gasolina, ambos alcançados a 4000 rpm. Com uma razão de compressão de 13,2:1, o veículo atinge uma rotação máxima de 6500 rpm. O motor é identificado pelo código Firefly e se destaca por seu acionamento por corrente. Em termos de desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, com uma velocidade máxima de 173 km/h.

A plataforma utilizada é a mp1, com tração dianteira, proporcionando uma condução estável e eficiente em diferentes tipos de via. A transmissão é automática do tipo cvt com 7 marchas, acoplada a um conversor de torque, o que melhora a fluidez nas trocas e oferece uma experiência de condução suave.

Consumo e autonomia

No quesito consumo, o modelo oferece números equilibrados para um carro flex. No etanol, o consumo urbano é de 8,9 km/l, enquanto no rodoviário chega a 10,1 km/l. Quando abastecido com gasolina, o consumo urbano é de 12,7 km/l, e o rodoviário de 13,9 km/l, tornando-o uma opção econômica para viagens mais longas. A capacidade do tanque de combustível é de 47 litros, o que proporciona uma autonomia de até 653 km na estrada quando abastecido com gasolina e 475 km no etanol. No ciclo urbano, a autonomia varia entre 418 km (etanol) e 597 km (gasolina).

Esses números refletem o equilíbrio entre performance e economia de combustível, sendo uma escolha viável para uso diário em ambientes urbanos e para viagens mais extensas.

Interior

O interior do modelo oferece espaço para até cinco ocupantes, com assentos confortáveis e ajustes de altura para o banco do motorista. O espaço disponível no porta-malas é de 300 litros, ideal para necessidades básicas de transporte. O modelo também conta com bancos traseiros rebatíveis, o que aumenta a capacidade de carga útil quando necessário.

Os equipamentos de conforto incluem ar-condicionado, direção elétrica, controle automático de velocidade, vidros elétricos dianteiros e traseiros, além de retrovisores com ajuste elétrico. O volante multifuncional e o painel de instrumentos oferecem um conjunto de funcionalidades essenciais para o motorista, como conta-giros, computador de bordo e indicador de temperatura externa.

O modelo também é equipado com um sistema de entretenimento que inclui rádio, conexão USB e Bluetooth, além de espelhamento da tela do celular. Todos esses elementos visam proporcionar uma experiência de condução prática e confortável, tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Medidas

Em termos de medidas e dimensões, o veículo tem 4031 mm de comprimento, 1750 mm de largura e uma distância entre-eixos de 2521 mm. A altura total é de 1568 mm, e o modelo oferece uma altura mínima do solo de 182 mm, o que o torna apto a enfrentar condições de estrada mais desafiadoras sem maiores dificuldades. A bitola dianteira é de 1465 mm, enquanto a traseira mede 1500 mm, oferecendo uma base estável para a condução.

O peso total do veículo é de 1170 kg, com capacidade de carga útil de até 400 kg. O modelo também é capaz de rebocar até 400 kg sem freios, o que o torna versátil para uso urbano e rodoviário. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, enquanto a traseira é equipada com eixo de torção, proporcionando conforto em terrenos irregulares.

Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam sistema de tambor. A direção conta com assistência elétrica, e o diâmetro de giro é de 10,4 metros. Os pneus dianteiros e traseiros possuem medidas de 205/60 r15, e o estepe é de 175/65 r14.

Ficha Técnica do Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Stellantis e Fiat.