O Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Hybrid 2025 chega ao mercado brasileiro como uma opção moderna e sustentável entre os compactos, trazendo um sistema de propulsão híbrido leve que combina eficiência e desempenho. Com um motor turbo de três cilindros e uma configuração que permite o uso de combustíveis flex (álcool e gasolina), o modelo oferece uma condução dinâmica ao mesmo tempo em que reduz as emissões e melhora o consumo de combustível, uma característica cada vez mais procurada no segmento de SUVs urbanos.
Pontos Principais:
Desenvolvido sobre a plataforma MLA, o Pulse Impetus apresenta um design robusto e compacto, ideal para as cidades brasileiras. Com um comprimento de 4099 mm e um peso de 1237 kg, o modelo equilibra bem sua proposta estética com a praticidade no dia a dia. Equipado com recursos de conforto e segurança avançados, como frenagem automática de emergência, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, o carro busca garantir uma experiência de direção completa e segura para os ocupantes. Além disso, os bancos de couro e o ar-condicionado automático reforçam o conforto, enquanto o sistema multimídia com GPS, Bluetooth e carregador de celular por indução oferece comodidade para quem está sempre conectado.
O modelo também se destaca no quesito consumo, especialmente com gasolina, alcançando até 14,4 km/l em rodovias. O motor híbrido leve, com apoio elétrico de 4 cv, auxilia em momentos de menor exigência, contribuindo para a economia de combustível sem comprometer a potência. Esta tecnologia híbrida leve, ainda que mais modesta que as híbridas convencionais, ajuda na sustentabilidade, proporcionando um custo-benefício atrativo. Com preço inicial de R$ 140.990 e manutenção otimizada, o Fiat Pulse Impetus 2025 se posiciona como uma opção acessível dentro do segmento híbrido, visando um público que busca eficiência, tecnologia e um design robusto em um carro nacional.
O veículo apresenta um desempenho robusto, impulsionado por um motor dianteiro 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta de combustível. Este motor conta com um turbocompressor e é instalado transversalmente, maximizando o espaço no compartimento do motor. Com uma potência máxima de 130 cv (abastecido com álcool) e 125 cv (com gasolina) a 5750 rpm, o modelo é eficiente tanto em ambientes urbanos quanto em viagens. A unidade de força possui tuchos hidráulicos, comando de válvulas único no cabeçote, variação no comando de admissão, cilindrada unitária de 333 cm³, e quatro válvulas por cilindro, otimizando o desempenho e a economia.
Para garantir uma experiência de direção fluida, o modelo utiliza uma transmissão CVT de 7 marchas com código Aisin K313, com tração dianteira e acoplamento via conversor de torque, o que melhora a resposta em acelerações e o controle nas marchas. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 189 km/h, o que demonstra sua capacidade em oferecer boas respostas em situações de ultrapassagem ou estrada. A plataforma MLA traz ainda mais estabilidade, facilitando o controle em diferentes tipos de via.
Além do motor a combustão, o modelo vem equipado com um motor elétrico auxiliar de 4 cv e torque de 1 kgfm, o que otimiza a performance e melhora o consumo energético em situações de trânsito intenso. O motor elétrico é alimentado por uma bateria compacta de 0,123 kWh.
O consumo do modelo é pensado para oferecer autonomia e economia. No ambiente urbano, ele alcança uma média de 9,3 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina, ideal para percursos mais curtos e rotinas diárias. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora, atingindo 10,2 km/l com álcool e 14,4 km/l com gasolina, o que permite um uso econômico em viagens longas. Com uma autonomia urbana estimada de 419 km (álcool) e 603 km (gasolina), o motorista pode fazer longos trajetos sem necessidade constante de abastecimento. Já na rodovia, o modelo alcança uma autonomia de 459 km com álcool e 648 km com gasolina, garantindo economia para o bolso e uma experiência contínua de viagem.
O interior do veículo foi projetado para acomodar até cinco ocupantes com conforto, sendo ideal para famílias ou grupos. O espaço interno é otimizado pela disposição inteligente dos bancos, que possuem revestimento em couro e ajustes de altura para o motorista, além de um banco traseiro bipartido e rebatível para ampliar a capacidade de carga quando necessário.
A carga útil do modelo é de 400 kg, e o porta-malas possui uma capacidade de 370 litros, permitindo transportar bagagens e itens adicionais.
Em termos de suspensão, o modelo utiliza uma configuração independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, ambos com molas helicoidais como elementos elásticos, garantindo estabilidade e conforto na condução. Com um peso total de 1237 kg, o veículo se mostra leve e ágil, ideal para o uso urbano e para enfrentar o trânsito. Suas medidas gerais incluem um comprimento de 4099 mm, largura de 1776 mm, distância entre-eixos de 2532 mm e altura de 1552 mm, proporcionando uma posição elevada de direção e um amplo campo de visão.
A configuração dos freios é composta por discos ventilados na dianteira e freios a tambor na traseira, entregando uma frenagem eficiente e segura. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,5 metros, o que facilita as manobras em espaços mais apertados e estacionamentos. O modelo é equipado com pneus 205/50 R17 na dianteira e traseira, enquanto o estepe é de tamanho 125/80 R16.
O valor estimado de mercado deste modelo é de aproximadamente R$ 140.990, considerando os avanços em segurança, tecnologia e consumo que ele proporciona.
Fonte: Stellantis, G1 e iG.