O Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSi 2025 está no palco, e com ele vem um motor turbo de 128 cv e toda a tecnologia que você poderia esperar de um hatchback moderno. Por R$ 153.990, esse carro fabricado no Brasil combina desempenho, economia e uma lista invejável de equipamentos de série, sem perder o estilo. Vamos direto ao ponto: o Nivus é flex, tem um motor esperto e ainda garante uma autonomia para quem gosta de pegar a estrada.
Pontos Principais:
Começando pelo coração da máquina: o motor 1.0 TSi de 128 cv no álcool e 116 cv na gasolina. Ele tem um torque de 20,4 kgfm, o que significa uma boa resposta, mesmo a baixas rotações. Acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, o Nivus entrega 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Pode não parecer um esportivo, mas para um hatchback urbano, está mais do que na média.
O consumo é outro ponto forte: na cidade, faz 8,3 km/l no álcool e 11,9 km/l na gasolina. Já na estrada, esses números sobem para 9,9 km/l no álcool e 14,1 km/l na gasolina. Quer rodar sem se preocupar com o próximo posto? Com gasolina, o tanque de 52 litros pode levar você por até 733 km.
No quesito design, o Nivus Highline mede 4,26 metros de comprimento e tem uma distância entre-eixos de 2,56 metros. O espaço interno é bem aproveitado, com capacidade de 415 litros no porta-malas. Além disso, ele mantém uma altura mínima do solo de 166 mm, o que é mais que suficiente para enfrentar buracos e lombadas sem raspar o fundo.
O modelo possui um motor dianteiro com aspiração por turbocompressor, oferecendo uma configuração transversal e alimentação por injeção direta. Equipado com três cilindros em linha, o motor entrega uma potência máxima de 128 cv com etanol (A) e 116 cv com gasolina (G) a 5500 rpm, com torque máximo de 20,4 kgfm a 2000 rpm, tanto para etanol quanto para gasolina. O deslocamento total é de 999 cm³, e o código do motor é EA211. Com uma potência específica de 128,1 cv/litro e torque específico de 20,4 kgfm/litro, o desempenho é aprimorado pela variação do comando de admissão e escape.
A plataforma utilizada é a MQB, e o veículo conta com tração dianteira e câmbio automático de 6 marchas, identificado pelo código AQ250. O acoplamento é realizado através de um conversor de torque. Com essas especificações, o modelo atinge uma velocidade máxima de 189 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
O consumo varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. No ciclo urbano, o consumo com etanol é de 8,3 km/l, enquanto com gasolina, chega a 11,9 km/l. Já no ciclo rodoviário, o modelo faz 9,9 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina. Essa eficiência resulta em uma autonomia urbana de 432 km com etanol e 619 km com gasolina. Na rodovia, a autonomia sobe para 515 km com etanol e impressionantes 733 km com gasolina.
O modelo oferece amplo espaço interno para cinco ocupantes, com um porta-malas de 415 litros de capacidade. A carga útil é de 423 kg, garantindo um bom equilíbrio entre espaço e praticidade para o transporte de itens no dia a dia.
Em termos de segurança, o veículo vem equipado com freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, além de controle de estabilidade e tração. Também inclui cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, oferecendo excelente proteção. Há ainda alarme antifurto volumétrico e perimétrico, câmera traseira para manobras e monitoramento da pressão dos pneus, garantindo tranquilidade adicional ao condutor.
O conforto é garantido por itens como ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, e ajuste elétrico dos retrovisores. O volante possui ajuste em altura e profundidade, e o banco do motorista tem ajuste de altura, proporcionando uma condução mais confortável. Além disso, o modelo conta com direção assistida elétrica, controle automático de velocidade adaptativo, e chave presencial, que facilita o uso diário.
O sistema de entretenimento inclui rádio, conexão USB e Bluetooth, além de espelhamento da tela do celular e comandos ao veículo através de aplicativos. Há também carregador de celular por indução e um HD interno para armazenar arquivos de mídia.
As dimensões incluem 4266 mm de comprimento, 1757 mm de largura, e 1493 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2566 mm. A bitola dianteira mede 1531 mm, enquanto a traseira é de 1516 mm. O modelo tem um peso de 1238 kg, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais tanto na dianteira quanto na traseira, que utiliza eixo de torção. Em termos de frenagem, o modelo conta com freios a disco ventilados na frente e discos sólidos na traseira, alcançando uma frenagem de 100-0 km/h em 35,5 metros.
A direção assistida é elétrica, com um diâmetro de giro de 10,9 metros, e os pneus dianteiros e traseiros são 205/55 R17, com estepe de 195/65 R15.
O preço aproximado deste veículo é de R$ 154 mil, podendo variar conforme o estado de conservação, quilometragem e região de compra. Antes de fechar o negócio, é essencial avaliar fatores como o histórico de manutenção, possíveis desgastes e condições gerais do carro, garantindo assim que o valor esteja adequado à sua qualidade e performance.
Fonte: VWNews e Volkswagen.