Em termos de motorização, o Taos Highline está equipado com um motor de 1.4 litros, codificado como EA211. Este motor é turboalimentado e possui quatro cilindros em linha, com disposição transversal. A cilindrada total do motor é de 1395 cm³, dividida em uma cilindrada unitária de 349 cm³ por cilindro. O motor conta com quatro válvulas por cilindro, operadas por um comando duplo no cabeçote. O sistema de acionamento do comando de válvulas é feito por correia dentada, e há variação do comando tanto na admissão quanto no escape. A razão de compressão é de 10,5:1. O motor alcança uma potência máxima de 150 cv a 5000 rpm e um torque máximo de 25,5 kgfm a 1500 rpm, proporcionando um peso/potência de 9,47 kg/cv e um peso/torque de 55,7 kg/kgfm. A rotação máxima do motor é de 6300 rpm.
A transmissão é automática de seis marchas, do tipo AQ250, com acoplamento por conversor de torque e tração dianteira. A suspensão do veículo é independente tanto na dianteira quanto na traseira. A suspensão dianteira é do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira é multibraço também com molas helicoidais. Os freios são de disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
Desde seu lançamento, esse SUV da Volkswagen agrada, quanto às dimensões, o Taos Highline tem um comprimento de 4461 mm, largura de 1841 mm, e altura de 1626 mm. A distância entre-eixos é de 2680 mm, com uma bitola dianteira de 1571 mm e traseira de 1542 mm. O peso do veículo é de 1420 kg, e possui uma capacidade de carga útil de 470 kg. O porta-malas tem capacidade para 498 litros, e o tanque de combustível comporta 51 litros. O veículo tem uma altura mínima do solo de 185 mm, e ângulos de entrada e saída de 19 graus e 26,3 graus, respectivamente.
No que se refere ao desempenho, o Taos Highline alcança uma velocidade máxima de 194 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. O consumo de combustível varia de acordo com o tipo de uso; no ciclo urbano, o veículo faz 7,6 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina, enquanto no ciclo rodoviário, faz 9,1 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina. A autonomia urbana pode chegar a 388 km com álcool e 566 km com gasolina, enquanto na rodovia pode atingir 464 km com álcool e 668 km com gasolina.
Em termos de equipamentos, o Taos Highline vem com uma gama completa de recursos de segurança, conforto e entretenimento. Estão incluídos múltiplos airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS, controle de estabilidade e tração, câmera traseira para manobras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e sistemas de alerta para colisão frontal, ponto cego e mudança de faixa. No aspecto do conforto, o veículo oferece ar-condicionado automático com duas zonas de climatização, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos e aquecimento para o motorista, além de teto solar opcional. Para entretenimento, inclui rádio, conexões USB e Bluetooth, espelhamento de tela do celular e carregador de celular por indução.
O veículo é equipado com um motor codificado como EA211, com uma capacidade de 1395 cm³. Este motor de quatro cilindros em linha é transversal e turboalimentado, projetado para fornecer um equilíbrio entre eficiência e desempenho. Com uma taxa de compressão de 10,5:1, o motor entrega uma potência máxima de 150 cv a 5000 rpm e um torque máximo de 25,5 kgfm a 1500 rpm.
Quanto à transmissão, o veículo possui um câmbio automático de seis marchas, modelo AQ250, que opera com um sistema de acoplamento por conversor de torque. A tração é dianteira, permitindo um desempenho adequado em variadas condições de condução. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 194 km/h. A plataforma MQB sobre a qual o veículo é construído é conhecida por sua rigidez e adaptabilidade a diferentes tamanhos e formatos de carroceria.
Em relação ao consumo de combustível, o veículo apresenta diferentes marcas dependendo do tipo de percurso. No ciclo urbano, o consumo é de 7,6 km/l utilizando álcool e 11,1 km/l com gasolina. Para viagens rodoviárias, o consumo melhora, alcançando 9,1 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina. Essas características resultam em uma autonomia de 388 km em ambiente urbano e 566 km em rodovias quando abastecido com gasolina, aumentando para 464 km e 668 km, respectivamente, quando utilizando álcool.
O interior do veículo é projetado para oferecer conforto e funcionalidade. O espaço interno é adequado para acomodar cinco ocupantes confortavelmente, com um acabamento que inclui bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o banco do motorista. O porta-malas tem capacidade para 498 litros, proporcionando um bom espaço para bagagens e compras. A carga útil máxima é de 470 kg, o que é adequado para um veículo de seu porte.
O veículo mede 4461 mm de comprimento, 1841 mm de largura e 1626 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2680 mm. A suspensão utiliza um sistema independente tanto na dianteira quanto na traseira, com molas helicoidais que ajudam a absorver as irregularidades do terreno. Os freios são de disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, garantindo uma frenagem eficaz. A direção é assistida eletricamente, proporcionando uma resposta ágil e precisa. Os pneus são de medidas 235/45 R19 na frente e atrás, com um estepe de dimensões 125/70 R18.
O preço aproximado do veículo é de R$ 210.990. Este valor coloca o veículo em uma posição competitiva dentro do segmento de SUVs médios, considerando sua gama de equipamentos e características técnicas
*Com informações do VWNews e Volkswagen.