Um dos grandes lançamentos da Nissan em 2019 é o novo Altima, um sedan de luxo e estilo requintado. Recentemente a marca nipônica anunciou uma adaptação do modelo para o Canadá, país onde a neve muitas vezes cobre as ruas e estradas, que é um sistema radical de tração 4×4.
No Salão do Automóvel de Montreal a Nissan acaba de apresentar o Altima-te AWD, uma versão do sedan que conta com tração integral – como o nome faz referência – mas não com rodas convencionais, e sim com lagartas, parecidas com aquelas dos tanques de guerra.
O Altima tradicional já traz um grande diferencial em relação ao segmento de sedans norte-americanos, uma vez que é o primeiro com tração integral – item que costuma equipar apenas carros maiores como SUV’s e Crossovers.
Contudo, nesta versão o modelo não apenas oferece a tração 4×4 como altera as rodas tradicionais pelas lagartas, semelhante ao crossover Rogue Warrior. Com isso, a marca quer transmitir uma mensagem clara: o Altima-te AWD é um veículo seguro para enfrentar situações desafiadoras.
Não é difícil imaginar que a transformação do modelo foi bastante complexa, pois todo conjunto do veículo precisou de ajustes, desde a própria carroceria e chassi, como os mecanismos de suspensão e freios.
A empresa responsável pelas modificações foi a Motorsports in Action (MIA) com base no Quebec. Ela utilizou o sistema de lagartas DOMINATOR da American Track Truck. As lagartas medem 1.220 mm de comprimento, 750 mm de altura e 380 mm de largura.
Segundo a própria marca, as modificações feitas no Altima-te AWD foram mais radicais do que as do próprio Rogue Warrior. O que salta aos olhos imediatamente são os para-lamas, com design agressivo e ousado, aumentando 18 cm para cada lado do veículo. Eles cresceram para acomodar o sistema de lagartas e evitar que a neve projetada pelo movimento alcance as janelas e para-brisas do veículo.
Mas não foi só o desenho que mudou, esses mesmos para-lamas precisaram ser construídos com um material especial, resistente às baixas temperaturas a que será exposto. Ele está composto de espuma de alta densidade e resina epóxi, material utilizado em estruturas náuticas com frequência. Só esse projeto custou 150 horas de trabalho.
Na medida do possível, foram preservadas as proporções de um sedan, ou ao menos suas linhas gerais. Para contribuir a esse propósito, a Motorsports in Action (MIA) projetou e produziu componentes para elevar o modelo em 80 mm. Além disso, foi feita uma redução em 30 mm na altura das longarinas do chassi, e, por fim, a suspensão foi elevada em 50 mm.
Toda a geometria das suspensões também sofreu adaptações para se adequar às exigências de um sistema tão inusitado. O projeto foge bastante da realidade brasileira, mas com certeza será um grande sucesso no Canadá, onde o modelo está sendo exibido nestes dias.