O Novo Fiat Uno Mille, também conhecido como Fiat Grande Panda, foi flagrado na Itália, revelando um modelo básico, sem adereços estéticos. As imagens mostram várias peças em preto, como parachoques, espelhos retrovisores, maçanetas, grade inferior, molduras dos vidros e arcos das rodas. O carro possui rodas de aço e teto simples, sem racks ou aberturas solares. Esse modelo básico lembra muito o antigo Uno Mille, famoso no Brasil.
A inspiração nos antigos Fiat Uno (Brasil) e Fiat Panda (Itália) foi confirmada com essas imagens. O Novo Uno Mille já existe, mas ainda falta a confirmação oficial da Fiat para seu lançamento no Brasil. Há especulações sobre o nome que será usado no mercado brasileiro, com opções como Fiat Argo, Grande Panda ou a volta do icônico Uno Mille.
O modelo será produzido na plataforma CMP, a mesma utilizada pelo Citroën C3, com uma variação chamada STLA Smart. No Brasil, o Grande Panda terá duas opções de motor: um 1.0 aspirado de 75 cv e um 1.0 turbo de 130 cv. A versão turbo provavelmente será um Bio-Hybrid com configuração micro-híbrido (MHEV).
A principal dúvida que permanece é sobre o nome do modelo no Brasil. Alguns analistas sugerem que o nome Argo não foi um grande sucesso de vendas, enquanto outros acreditam que o nome Uno Mille pode atrair muitos fãs nostálgicos. Outra possibilidade é o uso do nome global Grande Panda, embora isso exija uma explicação ao público brasileiro.
A decisão final será tomada por Emanuele Cappellano, novo chefe da Stellantis América do Sul. A expectativa é alta para ver como será o substituto do Fiat Argo, especialmente considerando o tamanho do Novo Uno Mille, que será maior que o Fiat Mobi e um pouco menor que o Fiat Argo.
O Novo Uno tem potencial para ser um sucesso no mercado brasileiro, com um design que remete ao antigo modelo amado por muitos. Com motores eficientes e a possibilidade de uma versão híbrida, ele promete ser uma opção atraente para quem busca um carro de entrada moderno e econômico.
O novo Fiat Uno, um dos compactos mais aguardados do mercado brasileiro, deverá chegar às concessionárias com preços entre R$ 75.000 e R$ 100.000, dependendo da versão e dos itens de série. O modelo, conhecido por sua praticidade e economia, competirá diretamente com hatches como Renault Kwid, Volkswagen Polo e Hyundai HB20, que dominam o segmento de compactos no Brasil.
Com foco em tecnologia e segurança, o novo Fiat Uno promete vir equipado com recursos que podem elevar seu valor nas versões mais completas, como central multimídia, controle de estabilidade e assistentes de condução. A expectativa é que o veículo atraia tanto consumidores que buscam economia quanto aqueles interessados em um compacto com mais conforto e tecnologia.
A Fiat anunciou o Grande Panda, um hatchback que será o ponto de partida para uma nova linha de veículos tanto na Europa quanto no Brasil. Usando a plataforma STLA Smart, essa linha permitirá a criação de modelos com motorizações diversas, como versões elétricas e a combustão. Essa plataforma foi inicialmente utilizada no novo Citroen C3 e está pronta para acomodar várias motorizações, de acordo com as necessidades dos mercados.
A linha de veículos a ser desenvolvida a partir do Grande Panda incluirá sucessores para o Fiat Argo e Mobi no Brasil. Esses modelos serão adaptados ao público brasileiro, visando tanto as vendas no varejo quanto as diretas. Na Europa, o Grande Panda estará disponível com motorizações elétricas e a gasolina, oferecendo versões que vão desde um motor elétrico de 113 cavalos até um 1.2 a gasolina, equipado com um sistema micro-híbrido de 100 cavalos.
No Brasil, a Fiat planeja oferecer o novo Argo com motorizações da linha Firefly, incluindo opções 1.0 e 1.3, além do motor 1.0 GSE turbo, que será combinado com a tecnologia micro-híbrida. Essa estratégia reflete a experiência da Fiat no mercado brasileiro, que será aplicada na criação de uma família de carros adaptada a diferentes mercados, mas com um DNA comum.
Outro modelo derivado do Grande Panda será o Fiat Panda Fastback, previsto para ser lançado em 2026. Este SUV-cupê será comercializado em regiões como América Latina, Oriente Médio e África, substituindo o atual Fiat Fastback no Brasil. O novo Panda Fastback trará opções de motorização 1.0 e 1.3 turbo, ambos com a tecnologia micro-híbrida, que deve ser implementada nos veículos da Fiat no Brasil nos próximos anos.
Além do Fastback, um novo SUV possivelmente chamado Giga Panda será o equivalente ao Fiat Pulse no Brasil. Este modelo, que pode ter uma versão de sete lugares, será lançado na Europa para atender à crescente demanda por SUVs. No Brasil, o Pulse continuará como uma opção popular, especialmente com as novas motorizações turbinadas que serão introduzidas.
Para o segmento de picapes, a nova Strada também será inspirada no Grande Panda. Esse modelo compacto será projetado para uso urbano e terá cerca de 4,40 metros de comprimento, sendo posicionado abaixo da Toro. A nova Strada combinará características de picape, veículo comercial leve e SUV, trazendo uma opção global que promete versatilidade e praticidade para os consumidores.
Fonte: AutoEsporte, Stellantis, Terra, Motor1 e QuatroRodas.