Projeto de CNH para veículos automáticos: o que ainda falta para virar lei no Brasil?

Desde 2017, discute-se a criação de uma CNH específica para veículos automáticos, mas o projeto ainda não foi votado e não será aplicado em 2025. Apesar do avanço em comissões, a proposta precisa ser aprovada no Congresso e sancionada para entrar em vigor. Informações de multas específicas são falsas.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 11/01/2025

A proposta de criação de uma habilitação específica para veículos automáticos, divulgada em redes sociais como já válida a partir de janeiro de 2025, não será implementada. O projeto de lei 7746/2017, que discute o tema, ainda está em tramitação e aguarda votação no Congresso Nacional. A última movimentação ocorreu em dezembro de 2023, quando recebeu parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Pontos Principais:

  • A proposta está em discussão desde 2017 e não foi votada.
  • Previsão de habilitação específica para veículos automáticos.
  • Última movimentação foi o parecer de dezembro de 2023.
  • Para entrar em vigor, o projeto precisa de aprovação e sanção presidencial.

A iniciativa de criação de uma CNH específica para veículos automáticos surgiu em 2017, com a deputada federal Mariana Carvalho, que propôs mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo inicial era criar subcategorias para motocicletas, mas a discussão foi ampliada para incluir todos os tipos de veículos automáticos.

O projeto de CNH específica para veículos automáticos foi apresentado em 2017, mas ainda não foi aprovado. A proposta está em tramitação e não será válida em 2025 - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O projeto de CNH específica para veículos automáticos foi apresentado em 2017, mas ainda não foi aprovado. A proposta está em tramitação e não será válida em 2025 – Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Na Comissão de Viação e Transportes, em outubro de 2017, o texto foi alterado para permitir exames de direção que certificassem motoristas para veículos automáticos em qualquer categoria. O relator da época, deputado Hugo Leal, afirmou que a medida beneficiaria condutores com deficiência física e traria mais acessibilidade ao CTB.

Após ser aprovado na comissão, o projeto foi encaminhado para a CCJC, onde enfrentou pausas. Em 2019, a matéria foi arquivada, seguindo o regimento da Câmara dos Deputados, mas foi desarquivada pela autora no mesmo ano. Desde então, o texto recebeu ajustes e passou por novos pareceres.

Em dezembro de 2023, o deputado Gilson Daniel, atual relator, emitiu parecer favorável, destacando a constitucionalidade e a boa técnica legislativa do projeto. Apesar do avanço, o texto ainda precisa ser votado no plenário e, posteriormente, sancionado pela Presidência da República para ser transformado em lei.

Além disso, circulam informações falsas relacionadas a multas para quem não possui habilitação específica para carros automáticos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro vigente, a penalidade para conduzir veículos de categoria diferente da CNH é de R$ 586,94, não R$ 880,41, como mencionado em vídeos.

Atualmente, a CNH da categoria B permite a condução de veículos de até 3,5 toneladas, com capacidade para até oito passageiros, independente de o câmbio ser automático ou manual.

Fonte: Camara e Estadão.