A linha 2025 do Volkswagen Polo está disponível no mercado desde maio deste ano, trazendo como novidade a versão Robust e a inclusão de uma central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas na versão TSI. Essas atualizações vêm para complementar a gama do hatch compacto mais vendido no Brasil, que disputa a liderança do mercado com a Fiat Strada.
O Polo 2025 possui dimensões compactas, com 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,47 metros de altura, além de uma distância entre-eixos de 2,57 metros. O porta-malas tem capacidade de 300 litros, o que é adequado para um veículo desse segmento.
No que diz respeito à motorização, o Polo oferece três opções principais. As versões Track, Robust e MPI utilizam o motor 1.0 12V de três cilindros, naturalmente aspirado, que gera 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol. Esse motor é acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Para as versões TSI, Sense, Comfortline e Highline, o Polo vem equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, que entrega 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, com torque de 16,8 kgfm. Essas versões podem ser combinadas com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. A versão esportiva GTS possui um motor 1.4 turbo flex, que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque, também acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
O consumo de combustível varia conforme a motorização. As versões com motor 1.0 aspirado têm consumo médio de 14 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade, enquanto na estrada, essas médias são de 15,4 km/l com gasolina e 10,9 km/l com etanol. As versões com motor 1.0 turbo manual têm consumo de 14 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade, e 16,4 km/l com gasolina e 11,5 km/l com etanol na estrada. As versões automáticas apresentam consumo de 12,5 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol na cidade, e 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol na estrada. O GTS tem consumo de 11,6 km/l com gasolina e 8,4 km/l com etanol na cidade, e 14,2 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol na estrada.
A versão Polo GTS (ver ficha técnica completa) é a mais esportiva da linha, equipada com um motor 1.4 turbo flex, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.
Entre os equipamentos de série, o Polo GTS inclui rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos esportivos, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de LED adaptativos com facho alto automático, seletor de modos de condução e monitor de fadiga.
A versão Polo Highline (ver ficha técnica completa deste modelo) é equipada com o motor 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, com 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, e 16,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.
Os itens de série do Highline incluem painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado automático digital, carregador de celular por indução, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e start-stop.
A versão Polo Comfortline (ver ficha técnica completa) também utiliza o motor 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, com 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, e 16,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas.
Os equipamentos do Comfortline incluem todos os itens do Polo Sense, além de rodas de liga leve de 15 polegadas e a central multimídia VW Play como item de série.
A versão Polo Sense (ver ficha técnica completa) é equipada com o motor 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, que entrega 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, e 16,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.
Os equipamentos de série incluem itens do Polo MPI mais chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade, aletas para trocas de marcha no volante e painel digital de oito polegadas. A central multimídia VW Play é opcional.
A versão Polo 1.0 MPI mantém a motorização 1.0 12V de três cilindros, naturalmente aspirado, com 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.
Em termos de equipamentos, o Polo 1.0 MPI adiciona faróis de LED, sistema multimídia Composition Touch e alarme com controle remoto na chave. Opcionalmente, pode ser equipado com a central multimídia VW Play.
A versão Polo Robust 1.0 MPI (ver ficha técnica deste modelo) compartilha a mesma motorização da versão Track, com o motor 1.0 12V de três cilindros, naturalmente aspirado. Este motor gera 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Os itens de série da versão Robust incluem os mesmos do Polo Track, adicionando suspensão elevada, lanternas escurecidas e adesivos Robust. Esses detalhes visuais e funcionais aumentam a robustez do modelo.
A versão Polo Track 1.0 MPI (ver ficha técnica) é equipada com um motor 1.0 12V de três cilindros, naturalmente aspirado. Este motor oferece 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.
Entre os equipamentos, o Polo Track inclui airbags laterais, rádio Media Plus II, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas das portas, volante multifuncional e banco do motorista com regulagem de altura. Opcionalmente, pode ser equipado com a central multimídia VW Play.
*Com informações do Cimbaju e Volkswagen.