Volvo adia planos para linha 100% elétrica e foca no “longo prazo”

A Volvo reformulou sua meta de vender apenas veículos elétricos até 2030. Agora, a fabricante sueca planeja que 90% de suas vendas até o final da década sejam compostas por modelos elétricos e híbridos plug-in. O ajuste reflete uma resposta às mudanças no mercado global e nos subsídios governamentais.
Publicado em Volvo dia 5/09/2024 por Alan Corrêa

A Volvo anunciou recentemente que não alcançará sua meta original de ter uma linha 100% elétrica até 2030. Em vez disso, a montadora planeja que até o final da década, 90% de suas vendas globais sejam compostas por veículos elétricos e híbridos plug-in, com uma pequena parcela destinada a modelos híbridos leves. Essa revisão de metas foi motivada por uma combinação de fatores, incluindo a queda na demanda por veículos elétricos em alguns mercados, a redução ou eliminação de subsídios governamentais, especialmente na Europa, e o desenvolvimento mais lento da infraestrutura de carregamento.

A Volvo revisa seu plano de eletrificação para 2030, mantendo híbridos plug-in em sua linha e enfrentando desafios de demanda global e infraestrutura.
A Volvo revisa seu plano de eletrificação para 2030, mantendo híbridos plug-in em sua linha e enfrentando desafios de demanda global e infraestrutura.

Nos últimos anos, diversos países, como Alemanha e Suécia, suspenderam incentivos para a compra de carros elétricos, impactando diretamente a adoção dessa tecnologia. Como resposta, a Volvo e outras montadoras, como a Mercedes-Benz e a Volkswagen, começaram a reavaliar suas estratégias de eletrificação. A Volvo, que pertence ao grupo chinês Geely, também tem enfrentado desafios adicionais devido a tarifas impostas aos veículos elétricos chineses nos Estados Unidos e na União Europeia.

Em um comunicado recente, o CEO da Volvo, Jim Rowan, destacou que a transição global para veículos elétricos não será uniforme, ocorrendo em ritmos diferentes ao redor do mundo. Rowan reforçou que, apesar das dificuldades, a empresa continua comprometida com a eletrificação, embora tenha que ajustar seus planos de curto e médio prazo.

A empresa também admitiu que, com esses ajustes, as emissões de dióxido de carbono por veículo podem ser um pouco maiores do que o inicialmente previsto. A Volvo agora projeta uma redução de 65% a 75% nas emissões de CO2 por carro até 2030, ligeiramente inferior à meta anterior de 75%. Além disso, a expectativa para 2025 foi revisada, com a Volvo agora projetando que entre 50% e 60% de suas vendas sejam de modelos eletrificados, abaixo do plano anterior de 75%.

A estratégia de longo prazo da Volvo inclui o lançamento de novos modelos elétricos, com destaque para o SUV EX90, que está sendo promovido como um veículo crucial para impulsionar a demanda. O EX90 já começou a ser enviado para revendedores nos Estados Unidos e Europa, e os primeiros clientes devem receber seus veículos até o final do mês.

Apesar das dificuldades e ajustes, a Volvo se mantém otimista em relação ao futuro dos veículos elétricos. A empresa vê um caminho sólido para a eletrificação total, mas reconhece que a jornada será mais longa e complexa do que o esperado inicialmente.

Fonte: CNN, Motor1 e Infomoney.