O Volkswagen Gol City 1.0 2010 é uma escolha popular para quem busca um carro usado confiável e econômico. No entanto, é fundamental avaliar o estado geral do veículo antes de fechar negócio. Comece pela parte mecânica: peça um teste de direção e observe o funcionamento do motor, que deve ser estável e sem ruídos incomuns. Verifique também a embreagem, já que um pedal muito duro pode indicar desgaste. Além disso, solicite o histórico de manutenção para saber se as revisões foram feitas regularmente.
Pontos Principais:
Na parte estrutural, fique atento à lataria, verificando sinais de ferrugem ou reparos mal feitos, especialmente nas áreas próximas às portas, porta-malas e para-lamas, comuns em carros dessa idade. Observe também o interior, procurando desgastes excessivos nos bancos, painel e revestimentos, que podem indicar mau uso ou quilometragem adulterada. O Gol 2010 é conhecido por sua durabilidade, mas uma inspeção profissional é essencial para evitar surpresas, como problemas no sistema de suspensão ou freios, que podem exigir reparos caros.
Os pontos positivos do Gol City 1.0 incluem o baixo custo de manutenção, boa revenda e economia de combustível, ideais para quem busca praticidade no dia a dia. No entanto, é importante considerar que o desempenho do motor 1.0 é limitado, especialmente com o carro carregado. Se priorizar a avaliação cuidadosa e negociar um preço justo, o Gol City pode ser uma excelente opção de compra no mercado de usados.
O veículo apresenta um motor dianteiro com aspiração natural, disposição longitudinal e alimentação por injeção multiponto. Esse motor conta com 4 cilindros em linha, um comando de válvulas único no cabeçote e tuchos hidráulicos. Cada cilindrada possui 250 cm³, com acionamento por correia dentada e duas válvulas por cilindro.
O diâmetro do cilindro é de 67,1 mm, enquanto o curso do pistão alcança 70,6 mm. A razão de compressão é de 10,8:1, gerando uma potência máxima de 71 cv no álcool e 68 cv na gasolina, atingida a 5750 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm no álcool e 9,4 kgfm na gasolina, disponíveis a 4250 rpm. A relação peso/potência é de 12,35 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,7 kgfm/litro.
A tração é dianteira, e o câmbio é manual de 5 marchas, acoplado a uma embreagem monodisco a seco. A plataforma utilizada é a ab9. Quanto ao desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge uma velocidade máxima de 168 km/h.
O consumo urbano é de 7,5 km/l com álcool e 9,8 km/l com gasolina. Já em rodovias, os números sobem para 10,9 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina. A autonomia é de 383 km na cidade e 556 km na estrada com álcool, enquanto com gasolina os valores aumentam para 500 km e 724 km, respectivamente.
O interior oferece espaço para 5 ocupantes, com bancos ajustáveis e um porta-malas de 285 litros. A carga útil é de 440 kg, tornando-o adequado para pequenos deslocamentos e transporte de itens do dia a dia. O banco traseiro rebatível contribui para ampliar a versatilidade do espaço interno.
O modelo possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, há um eixo de torção também com mola helicoidal. O sistema de freios utiliza discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Com um peso de 877 kg, o veículo apresenta as seguintes dimensões: comprimento de 3931 mm, largura de 1651 mm, altura de 1414 mm e distância entre-eixos de 2468 mm. Os pneus utilizados são 175/70 r13 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de mesmo tamanho. O diâmetro de giro é de 10,7 metros, e a direção não possui assistência.