O Honda Civic 2014 é uma escolha atraente no mercado de usados, especialmente para quem busca um sedã confiável, econômico e com bom custo-benefício. Disponível em diferentes versões, como LXS, LXR e EXR no Brasil, ele oferece motor 1.8 i-VTEC com câmbio manual ou automático e, nas versões mais completas, o motor 2.0 com mais potência e recursos tecnológicos. É ideal para uso urbano e viagens longas, destacando-se pelo conforto, economia de combustível e espaço interno adequado para famílias. Seu design ainda é atual, o que o mantém competitivo no segmento de sedãs médios.
Os principais pontos positivos do Civic 2014 incluem a durabilidade mecânica, baixo custo de manutenção e valorização no mercado de revenda. No entanto, é importante destacar que o modelo pode apresentar algumas falhas em componentes como a suspensão traseira (em casos de uso severo), ruídos internos em versões mais rodadas e central multimídia desatualizada em comparação com modelos mais novos. Além disso, o porta-malas, embora funcional, não é tão grande quanto alguns concorrentes. É um carro que serve bem quem busca praticidade e não precisa de soluções supermodernas, mas pode ser limitado para famílias maiores ou quem espera muita conectividade.
Ao considerar a compra de um Honda Civic 2014 usado, verifique o histórico de manutenção, com atenção especial à suspensão e ao estado do câmbio, principalmente nas versões automáticas. Teste o carro para identificar ruídos ou possíveis falhas elétricas. Dê preferência a modelos com revisões feitas em concessionárias ou oficinas de confiança. Por fim, avalie o estado geral do veículo, incluindo pneus e alinhamento, para evitar custos extras após a compra. Com esses cuidados, o Civic 2014 pode ser uma excelente aquisição para quem busca confiabilidade e conforto.
O Honda Civic 2014 é um sedã compacto da nona geração disponível em diferentes versões: LXS, LXR e EXR, cada uma com características e especificações técnicas que variam para atender diferentes preferências. O motor 1.8 flex equipa as versões LXS e oferece 140 cv a 6.500 rpm com gasolina e 139 cv com etanol, enquanto o motor 2.0 flex está presente nas versões LXR e EXR, com 155 cv a 6.300 rpm com gasolina e 150 cv com etanol.
A transmissão pode ser manual de 5 marchas ou automática de 5 velocidades, ambas com tração dianteira, garantindo uma condução eficiente. Em termos de consumo, o motor 1.8 entrega médias de 7,5 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina na cidade, aumentando para 9,5 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina na estrada. O motor 2.0 apresenta um consumo ligeiramente superior devido à maior potência.
O tanque de combustível comporta 50 litros, o que proporciona uma autonomia entre 375 km e 670 km, dependendo do tipo de combustível utilizado e do percurso. Essas informações são relevantes para quem busca um veículo equilibrado entre desempenho e economia de combustível.
O espaço interno do Honda Civic 2014 acomoda até cinco ocupantes. Os bancos são revestidos em tecido na versão LXS e em couro nas versões LXR e EXR. A capacidade do porta-malas é de 449 litros, suficiente para atender às necessidades de viagens e transporte diário.
Em termos de conforto, o modelo oferece ar-condicionado, direção elétrica progressiva e vidros elétricos. Nas versões superiores, é possível encontrar tecnologias como central multimídia, câmera de ré e volante multifuncional. No entanto, é importante verificar o estado desses itens ao adquirir o veículo usado.
A ergonomia dos bancos e a qualidade do acabamento são pontos que podem variar dependendo do estado de conservação. Ao avaliar um modelo usado, é essencial verificar o conforto dos assentos, funcionamento do ar-condicionado e possíveis sinais de desgaste no acabamento interno.
O desempenho do Honda Civic 2014 é satisfatório tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários. As acelerações são adequadas, com 0 a 100 km/h alcançados em aproximadamente 10,9 segundos na versão 1.8 automática e em 9,9 segundos na versão 2.0 automática. A suspensão prioriza estabilidade, mas pode ser percebida como rígida em vias irregulares.
No quesito segurança, todas as versões vêm equipadas com airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e reforço estrutural. As versões LXR e EXR adicionam airbags laterais e de cortina, aumentando a proteção para os ocupantes. É importante verificar o estado do sistema de freios e a integridade estrutural em veículos usados, especialmente se houver sinais de acidentes anteriores.
Ao comprar um Honda Civic 2014 usado, recomenda-se inspecionar os sistemas de segurança para garantir que estejam funcionando corretamente. Também é necessário verificar o histórico do veículo, como manutenções regulares e possíveis sinistros.
O Honda Civic 2014 apresenta alguns pontos negativos, como a rigidez da suspensão, que pode comprometer o conforto em terrenos irregulares, e o desgaste prematuro de buchas e amortecedores, que são itens importantes para a dirigibilidade. Além disso, há relatos de oxidação nas velas em versões flex, o que pode resultar em custos adicionais de manutenção.
Para adquirir um Civic 2014 usado, é essencial prestar atenção a alguns detalhes. Verifique o histórico de manutenção e peça o manual do proprietário. Avalie o estado da suspensão, sistema de ar-condicionado, velas de ignição e funcionamento da central multimídia, se houver. É recomendável realizar uma vistoria técnica para identificar possíveis problemas estruturais.
Ao comprar, dê preferência a veículos que tenham sido bem cuidados e com quilometragem compatível com o uso. Um teste de direção também é fundamental para avaliar a performance do motor, a suavidade da transmissão e o conforto geral.
O Honda Civic 2014, embora reconhecido por sua confiabilidade, apresenta alguns problemas relatados por proprietários e especialistas. Um dos principais pontos negativos é a suspensão considerada rígida, o que pode resultar em uma condução menos confortável em vias irregulares. Além disso, há relatos de desgaste prematuro das buchas das bandejas e do kit dos amortecedores, componentes essenciais para o bom desempenho da suspensão.
Outro problema identificado é a oxidação das velas de ignição, especialmente em versões flex. Essa corrosão pode dificultar a remoção das velas, levando à necessidade de reparos mais complexos e onerosos, como a substituição do cabeçote. A Honda reconheceu essa questão e emitiu boletins técnicos para orientar a inspeção e manutenção preventiva desses componentes.
Adicionalmente, alguns proprietários relatam falhas no sistema de ar-condicionado, como a incapacidade de resfriar adequadamente o interior do veículo ou a necessidade de substituir componentes como o compressor. Essas falhas podem comprometer o conforto dos ocupantes, especialmente em regiões de clima quente.
Fora da lista dos carros comuns, temos o incrível Honda Civic Coupe Si 2.4 2014, apesar de levar o popular nome do sedan familiar, essa versão é esportiva e seu preço pode passar dos R$ 150 mil.
O Honda Civic Si Coupe 2.4 2014 é um carro que chama atenção por ser um esportivo disfarçado de um carro familiar. Apesar de sua aparência relativamente discreta, especialmente se comparado a outros esportivos mais extravagantes, o modelo entrega uma experiência de direção que poucos sedãs ou coupés nessa faixa de preço conseguem oferecer. Mas o que faz essa versão ser mais cara do que o Civic convencional e por que é tão desejada por entusiastas?
A resposta está no coração do Civic Si: o motor. Equipado com um 2.4 litros i-VTEC de 205 cavalos de potência, o modelo é um salto significativo em desempenho comparado ao Civic tradicional. Com 23,9 kgfm de torque e uma transmissão manual de 6 marchas extremamente precisa, o Si acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos, deixando claro que, apesar da aparência sóbria, ele é um carro feito para quem gosta de pisar fundo. Essa combinação de motor potente e câmbio manual oferece uma sensação de controle e conexão com o carro que poucos rivais conseguem igualar.
Outro ponto que destaca o Civic Si é sua dirigibilidade. Ele conta com uma suspensão ajustada para performance, que garante estabilidade em curvas e confiança em altas velocidades. Mesmo assim, o modelo não sacrifica completamente o conforto: é possível utilizá-lo no dia a dia sem grandes problemas, embora o consumo de combustível seja elevado, principalmente em trechos urbanos. O motor potente cobra seu preço, mas para quem busca diversão ao volante, esse é um detalhe que muitos aceitam pagar.
Em termos de segurança, o Civic Si 2014 também não decepciona. Equipado com sistemas como controle de estabilidade, airbags frontais e laterais, e freios ABS, ele garante que o motorista tenha confiança não apenas em desempenho, mas também em proteção. Além disso, a cabine traz um toque esportivo, com bancos que oferecem excelente suporte lateral, volante revestido em couro e detalhes que remetem à sua proposta de performance.
Essa versão é ideal para entusiastas que buscam um carro esportivo com a confiabilidade da Honda. No entanto, há um público específico para o Civic Si: jovens apaixonados por performance ou adultos que desejam reviver os dias de juventude em um carro que mistura praticidade com adrenalina. Ele não é o mais indicado para quem prioriza economia ou espaço, mas é perfeito para quem valoriza a experiência de dirigir.
Se você está considerando comprar um Civic Si Coupe 2.4 2014 usado, há algumas precauções importantes. Por ser um esportivo, é comum que o carro tenha sido usado intensamente por proprietários anteriores, o que pode acarretar em desgastes no motor, embreagem ou suspensão. Além disso, é importante verificar se houve modificações no carro. Muitos entusiastas optam por instalar turbocompressores ou mexer na eletrônica, o que, se não for feito adequadamente, pode reduzir a vida útil do motor.
A dica principal para quem busca um Civic Si usado é realizar uma inspeção minuciosa. Leve o carro a um mecânico de confiança para verificar o histórico de manutenção, o estado geral do motor e, principalmente, se não há sinais de uso extremo. Além disso, priorize modelos que estejam o mais próximo possível do estado original, pois alterações malfeitas podem prejudicar o desempenho e a confiabilidade.
No fim das contas, o Honda Civic Si Coupe 2.4 2014 é uma escolha única no mercado. Ele entrega uma combinação rara de performance, confiabilidade e um certo grau de praticidade. Apesar de não ser o mais econômico nem o mais espaçoso, ele oferece diversão ao volante como poucos. Se você está disposto a aceitar o consumo elevado e a dedicação necessária para encontrar um exemplar bem cuidado, o Civic Si pode ser a escolha perfeita para quem busca emoção no dia a dia sem abrir mão da confiança de um Honda.
Fonte: Webmotors, OLX, AutoEsporte, QuatroRodas e Motor1.