Volkswagen anuncia mais de 15 lançamentos no Brasil até 2028 com foco em veículos elétricos e híbridos

A Volkswagen revelou um investimento de R$ 16 bilhões para o Brasil até 2028, com o lançamento de 16 novos produtos, incluindo veículos híbridos e elétricos. Os modelos abrangem desde picapes até SUVs, com destaque para o retorno do Golf GTI e a expansão da linha ID de veículos elétricos.
Publicado em Volkswagen dia 27/08/2024 por Alan Corrêa

A Volkswagen anunciou um investimento significativo no Brasil, com R$ 16 bilhões sendo destinados ao desenvolvimento e lançamento de 16 novos produtos até 2028. O investimento é dividido entre R$ 13 bilhões para as fábricas no estado de São Paulo e R$ 3 bilhões para a unidade em São José dos Pinhais, Paraná. Este plano estratégico já começou a ser executado, com três novos modelos lançados até o momento, incluindo a nova versão da Volkswagen Amarok.

Novo T-Cross

O Volkswagen T-Cross foi reestilizado em maio de 2024, mantendo-se como o SUV mais vendido no Brasil. O modelo recebeu novas atualizações visuais, incluindo grade frontal e para-choque dianteiro remodelados, além de lanternas traseiras interligadas. O conjunto mecânico permanece o mesmo, com as opções de motor 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv, ambos turbo flex. O câmbio é automático de seis marchas e os preços partem de R$ 119.890 na versão Sense 200 TSI.

Polo Rock in Rio

O Polo Rock in Rio é uma edição especial lançada para comemorar os 40 anos do festival. Baseado na versão de entrada Track, o modelo vem equipado com motor 1.0 MPI de até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas. As principais diferenças visuais incluem teto, maçanetas e retrovisores em preto, além do logotipo do festival presente no capô, lateral e traseira do veículo. O preço dessa edição especial é de R$ 92.990.

Nova Amarok

A Volkswagen Amarok 2025 passou por uma reestilização significativa, incluindo nova grade frontal, faróis de LED e um para-choque redesenhado. Mantendo o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e tração 4×4, a picape continua com o câmbio automático de oito marchas. A central multimídia agora conta com tela de 9 polegadas, oferecendo mais tecnologia aos ocupantes. O preço inicial é de R$ 309.990.

Golf GTI

O retorno do Golf GTI ao Brasil está previsto para o Rock in Rio de 2024. A nova versão do hatch esportivo terá motor 2.0 TSI turbo a gasolina com 265 cv e câmbio DSG de sete marchas. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, o Golf GTI promete ser uma das grandes atrações do festival. O preço estimado do modelo será em torno de R$ 400 mil.

Novo Nivus

O SUV cupê Nivus está próximo de uma reestilização que será lançada no final de 2024. O modelo mantém o motor 1.0 TSI de 128 cv e o câmbio automático de seis marchas. Entre as principais mudanças estão as atualizações estéticas, como novos faróis, grade e para-choques dianteiros e traseiros. A versão esportiva GTS será lançada posteriormente, com maior desempenho.

Jetta GLI

O sedã médio Jetta GLI passará por uma atualização visual no Brasil em 2024 ou 2025. O modelo importado do México manterá o motor 2.0 TSI de 231 cv, associado ao câmbio DSG de sete marchas. As mudanças visuais incluem faróis de LED interligados por uma barra luminosa e detalhes em vermelho na dianteira. O preço atual do Jetta GLI é de R$ 245.390.

A0 SUV

O Volkswagen A0 SUV, previsto para 2025, será o novo rival de modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse. Com motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros, o SUV será construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma do Polo. O modelo introduzirá a nova identidade visual da Volkswagen no Brasil e terá versões de 116 cv ou 128 cv, dependendo da configuração.

Nivus GTS

O Nivus GTS, previsto para o primeiro semestre de 2025, será a versão topo de linha do SUV cupê. Equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv, o modelo terá injeção direta e câmbio automático de seis marchas. Seu preço estimado é de R$ 160 mil, com a intenção de competir diretamente com as versões esportivas do Fiat Pulse e Abarth.

Novo Taos

O Volkswagen Taos, que enfrentava uma possível reestilização, teve seu facelift suspenso devido a incertezas sobre a fábrica de General Pacheco, na Argentina. A atualização visual do SUV médio pode ser adiada para 2026. Por enquanto, o modelo continuará com o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas, apenas adequando-se às novas regras de emissão que entram em vigor em 2025.

Udara ou Tarok

A picape intermediária Udara ou Tarok, programada para 2026, será produzida sobre a plataforma MQB A0, a mesma do T-Cross. O modelo deverá competir com a Chevrolet Montana e a Renault Oroch, além de versões topo de linha da Fiat Strada. A picape será equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv e terá preços entre R$ 120 mil e R$ 180 mil.

Tayron

O Tayron será um SUV híbrido, inspirado em um modelo chinês, que substituirá o Tiguan Allspace. Previsto para ser produzido a partir de 2027, o Tayron terá versões de cinco e sete lugares e será equipado com o motor 1.5 TSI Evo2, com até 272 cv. O modelo utilizará a plataforma MQB 37 e estará disponível em variantes híbridas leve, plena ou plug-in.

Tayron X

O Tayron X será a versão cupê do Tayron, também previsto para ser produzido em 2027. O modelo será equipado com o mesmo motor 1.5 TSI Evo2 de até 272 cv, com diferentes variantes híbridas. A produção do Tayron X ocorrerá na fábrica de São Bernardo do Campo, junto ao Tayron, e substituirá o Taos como o SUV cupê médio da marca.

ID.4

O ID.4, o SUV elétrico da Volkswagen, atualmente disponível apenas para locação no Brasil, poderá ser comercializado até 2028. O modelo conta com um motor elétrico traseiro de 204 cv e baterias de 77 kWh, oferecendo autonomia de até 370 km. Com o fim dos lotes de locação, novas unidades poderão ser importadas para venda no país.

ID.5

O ID.5 é mais um veículo elétrico da Volkswagen já vendido em outros mercados e que pode ser lançado no Brasil até 2028. O SUV compartilha a mesma plataforma MEB com o ID.4, com motor elétrico e uma autonomia semelhante de até 370 km. Ele será importado e vendido no Brasil, seguindo a estratégia de eletrificação da Volkswagen, mas sem produção local.

ID.Buzz

A Kombi elétrica, conhecida como ID.Buzz, também poderá ser incluída no portfólio de vendas da Volkswagen no Brasil. O modelo, que já está disponível para locação, possui motor elétrico de 204 cv e baterias de 77 kWh, com autonomia de 373 km. A produção e comercialização da van no Brasil ainda não têm data definida, mas está entre as possibilidades até 2028.

Outros modelos híbridos e elétricos

Além dos veículos já confirmados, a Volkswagen planeja lançar versões híbridas de modelos como o Polo, Virtus e T-Cross, que compartilham a mesma plataforma MQB A0.

A reestilização desses modelos, junto com o desenvolvimento de um novo motor na fábrica de São Carlos, é parte do plano de investimentos de R$ 16 bilhões até 2028.

Fonte: Volkswagen e AutoEsporte.