De um tempo para cá vem se notando que os SUV’s têm caído cada vez mais no gosto dos brasileiros. Não é sem motivo, pois com as ruas tão irregulares e mal cuidadas como acontece na maior parte do país, ter um carro mais alto é sinônimo de mais conforto. Mas será que a suspensão dos modelos desse segmento realmente aguenta buracos?
Na verdade, não se trata da altura elevada do veículo a qualidade de suportar melhor os buracos, mas sim dos componentes utilizados na composição de todo o veículo, especialmente das suspensões.
Não é um critério absoluto, mas na prática quase sempre os modelos SUV’s são fabricados com equipamentos diferenciados no quesito resistência, e por isso são capazes de oferecer maior conforto ao passar em buracos ou em terrenos muito irregulares como estradas de terra. Além disso, fica menos incômodo passar em lombadas ou valetas. Mas cuidado, como ressaltamos acima, isso não é um critério absoluto!
Tudo vai influenciar nessa característica do veículo: o projeto de arquitetura do modelo, o material de fabricação dos equipamentos utilizados, como molas, buchas, amortecedores, e também o trabalho do fabricante.
A altura em si influencia pouco, sendo relevante apenas quando, além de um bom equipamento, se trata de vencer obstáculos mais altos, mas ela sozinha não garante muita coisa.
Outro elemento que tem bastante influência quanto ao conforto dos ocupantes, por incrível que pareça, são os pneus. Podem notar que os modelos SUV’s normalmente trazem pneus mais largos. Isso porque eles contam com uma faixa lateral mais alta e mais macia. Porém, são mais caros que os de veículos hach ou sedan, fazem o carro gastar mais combustível, pois o seu atrito em relação ao solo acaba sendo maios, e ainda desgastam mais rápido, já que são mais macios.
Se você está à procura de um SUV por causa do conforto que ele oferece, de modo especial em relação às irregularidades do solo, será preciso fazer uma boa pesquisa dos modelos, procurando analisar quais são os fabricantes que fornecem as suspensões e qual a categoria delas.
Na hora de fazer o test drive, procure notar a maciez da suspensão ao passar em buracos. Quanto mais ela for macia, melhor é a sua qualidade. Mas também quanto maior o diâmetro da roda, melhor reagirá a suspensão em relação às imperfeições.