Yamaha Factor DX: Uma Variante Sofisticada da Factor 150 para 2025

A Yamaha Factor DX 2025 possui motor SOHC de 149 cc, refrigeração a ar, com potência de 12 cv (etanol) e 11,8 cv (gasolina), além de injeção eletrônica. Sua suspensão é telescópica na frente e balança traseira. O câmbio é sincronizado de 5 marchas, e os freios incluem disco hidráulico dianteiro e tambor traseiro. Com peso de 133 kg, tem altura mínima de 170 mm e tanque de 15,4L.
Publicado por Alan Corrêa em Yamaha dia 24/10/2024

A Yamaha apresentou recentemente a Yamaha Factor DX, uma nova variante da linha Factor 150, que se destaca pelas atualizações tecnológicas e estéticas, mas mantendo o mesmo conjunto mecânico já conhecido pelos usuários da marca. Este lançamento faz parte de uma estratégia maior da Yamaha para 2025, onde seis modelos foram atualizados, além da introdução da primeira moto elétrica da marca.

Pontos Principais:

  • Motor SOHC de 149 cc, potência de até 12 cv.
  • Suspensão dianteira telescópica e traseira de balança.
  • Freios a disco hidráulico na frente e tambor mecânico atrás.
  • Capacidade de tanque de 15,4 litros e 133 kg de peso.

O objetivo da Yamaha com a Factor DX é oferecer uma opção diferenciada dentro do segmento de motocicletas de baixo custo, voltada para consumidores que desejam uma moto com mais funcionalidades e recursos. Essa nova versão traz uma série de melhorias e detalhes que a distinguem das versões anteriores, focando em tecnologia e conveniência, sem alterar seu motor ou desempenho mecânico tradicional.

Tecnologia e Funcionalidades da Yamaha Factor DX

A Yamaha Factor DX 2025 vem equipada com um motor SOHC de 149 cc, oferecendo uma potência de até 12 cv com etanol e 11,8 cv com gasolina. A injeção eletrônica otimiza o consumo.
A Yamaha Factor DX 2025 vem equipada com um motor SOHC de 149 cc, oferecendo uma potência de até 12 cv com etanol e 11,8 cv com gasolina. A injeção eletrônica otimiza o consumo.

Um dos principais atrativos da Yamaha Factor DX está nas atualizações tecnológicas que acompanham o modelo. A inclusão de faróis de LED, com a função DRL (luz de rodagem diurna), é uma novidade que a coloca em destaque em relação a outros modelos concorrentes do mesmo segmento. Esses faróis proporcionam maior visibilidade, melhorando a segurança em diversas condições de uso.

Outro diferencial importante da nova Factor DX é a adição de entradas USB, sendo uma do tipo A e outra do tipo C. Essa funcionalidade é cada vez mais procurada por usuários que precisam carregar dispositivos eletrônicos durante suas viagens. A presença desses itens reflete uma preocupação da Yamaha em oferecer maior conveniência ao motociclista, incorporando tecnologias que já são vistas em motos de categorias superiores.

Apesar dessas atualizações, a Yamaha manteve a simplicidade em outros aspectos, garantindo que o modelo permaneça acessível ao público-alvo original, sem encarecer excessivamente a moto com funcionalidades que poderiam ultrapassar a faixa de preço esperada.

Design da Yamaha Factor DX

A suspensão dianteira é telescópica, e a traseira, do tipo balança. Isso proporciona boa absorção de impactos, tornando a moto confortável em diferentes terrenos e garantindo estabilidade.
A suspensão dianteira é telescópica, e a traseira, do tipo balança. Isso proporciona boa absorção de impactos, tornando a moto confortável em diferentes terrenos e garantindo estabilidade.

No aspecto visual, a Yamaha investiu em mudanças sutis, porém significativas, para dar à Factor DX um visual mais moderno e alinhado com as tendências do mercado. O modelo traz cores mais vibrantes, aplicadas de maneira harmoniosa entre o tanque, as rodas, o spoiler, o para-lama e o protetor de cárter. Essa combinação confere ao modelo uma aparência mais atraente, sem comprometer sua funcionalidade.

Outro destaque no design da nova Yamaha Factor DX é a alça para o garupa, que agora é feita de alumínio. Esse detalhe não apenas melhora a durabilidade do componente, mas também oferece uma estética mais refinada ao modelo. Além disso, o cavalete central foi incorporado como um item de série, facilitando o uso diário, principalmente em situações onde o motociclista precisa estacionar em locais inclinados ou realizar pequenas manutenções.

Mesmo com essas atualizações, a Yamaha manteve as dimensões gerais da moto inalteradas, o que garante que a Factor DX preserve o conforto e a ergonomia já conhecidas pelos usuários da linha Factor.

Motorização e Desempenho

A Yamaha apresentou a Factor DX, uma versão mais avançada da Factor 150. Com novas tecnologias, a moto mantém o motor flex de 149 cm³, mas foca em diferenciais estéticos e funcionais.
A Yamaha apresentou a Factor DX, uma versão mais avançada da Factor 150. Com novas tecnologias, a moto mantém o motor flex de 149 cm³, mas foca em diferenciais estéticos e funcionais.

A Yamaha Factor DX mantém o mesmo motor monocilíndrico flex de 149 cm³, presente na versão tradicional. Este motor é capaz de gerar 12,0 cavalos de potência a 7.250 rpm e um torque de 1,3 kgfm a 6.000 rpm, o que oferece um desempenho adequado para uso urbano e em trajetos de curta e média distância. A transmissão de cinco marchas também permanece inalterada, proporcionando um equilíbrio entre força e economia de combustível.

No que se refere às suspensões, a dianteira conta com um curso de 120 mm, enquanto a traseira possui duplos amortecedores com 111 mm de curso. Essa configuração garante uma boa absorção de impactos, oferecendo conforto ao piloto em diferentes tipos de terreno. O sistema de freios da Yamaha Factor DX combina um disco de 245 mm na parte dianteira com um freio a tambor na traseira, uma solução simples, porém eficaz, que atende bem às necessidades de uma moto desta categoria.

As especificações mecânicas, embora sem grandes inovações, refletem a confiabilidade do modelo, algo já reconhecido entre os consumidores da linha Factor. A escolha por manter o conjunto mecânico já testado e aprovado no mercado reforça o compromisso da Yamaha em oferecer uma moto de qualidade, mas sem grandes surpresas ou mudanças radicais.

Dimensões e Capacidade

A Yamaha Factor DX 2025 possui uma altura mínima de 170 mm, facilitando a condução em terrenos urbanos. O peso líquido de 133 kg contribui para a agilidade e estabilidade da moto.
A Yamaha Factor DX 2025 possui uma altura mínima de 170 mm, facilitando a condução em terrenos urbanos. O peso líquido de 133 kg contribui para a agilidade e estabilidade da moto.

A nova Yamaha Factor DX mantém as mesmas dimensões da versão tradicional da linha. Com 2.015 mm de comprimento, 750 mm de largura e 1.095 mm de altura, a moto se enquadra dentro das proporções típicas de uma motocicleta urbana de pequeno porte. A altura do assento é de 785 mm, o que proporciona uma posição de pilotagem confortável para a maioria dos motociclistas.

A distância entre eixos da Factor DX é de 1.312 mm, o que contribui para uma boa estabilidade em retas e curvas, enquanto o peso líquido da moto é de 133 kg, garantindo uma boa manobrabilidade, especialmente em ambientes urbanos. O tanque de combustível tem capacidade para 15,4 litros, o que, aliado à economia de combustível característica dos motores de baixa cilindrada, permite uma boa autonomia para o uso diário.

Essas dimensões reforçam o caráter versátil da Yamaha Factor DX, tornando-a uma opção prática para quem busca uma moto ágil para o trânsito, mas que também oferece conforto em viagens de maior duração.

Disponibilidade e Preços

A Yamaha Factor DX foi apresentada ao público no final do terceiro trimestre de 2024, mas ainda não está disponível nas concessionárias da marca. A previsão é que o modelo chegue ao mercado em janeiro de 2025, quando os preços deverão ser oficialmente divulgados.

A expectativa é de que o modelo se posicione como uma opção intermediária, oferecendo um equilíbrio entre custo e benefício para consumidores que buscam uma moto com boas funcionalidades, mas que não desejam gastar muito. A chegada da Factor DX às concessionárias deverá ocorrer simultaneamente em diferentes regiões do país, permitindo que a moto seja acessível a uma ampla gama de consumidores.

Apesar do preço oficial da Yamaha Factor DX 2025 ainda não foi divulgado, mas espera-se que o valor fique entre R$ 18 mil e R$ 20 mil no mercado brasileiro.

Ficha técnica da Yamaha Factor DX

Motor

  • Tipo de combustível: Gasolina/Etanol
  • Torque (Etanol): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
  • Torque (Gasolina): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
  • Taxa de compressão: 9,6 : 1
  • Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
  • Cilindros: 1
  • Diâmetro X curso: 57,3 mm x 57,9 mm
  • Potência (Etanol): 12,0 cv (7.250 rpm)
  • Potência (Gasolina): 11,8 cv (7.250 rpm)
  • Cilindrada: 149 cc
  • Alimentação: Injeção eletrônica

Suspensão

  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico
  • Suspensão traseira: Balança traseira
  • Curso da suspensão dianteira: 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda)
  • Curso da suspensão traseira: 92 mm (suspensão) / 111 mm (roda)

Câmbio

  • Embreagem: Multi-Disco úmida
  • Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
  • Transmissão final: Corrente

Freios

  • Freio dianteiro: Disco hidráulico
  • Freio traseiro: Tambor mecânico
  • Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo)
  • Ø do freio traseiro: 130 mm
  • Sistema de freios: UBS

Dimensões

  • Altura mínima do solo: 170 mm
  • Capacidade do tanque (reserva): 15,4L (2,2L)
  • Comprimento x Largura x Altura: 2015 mm X 750 mm X 1095 mm
  • Distância entre eixos: 1325 mm
  • Peso Líquido: 133 kg
  • Pneu dianteiro: Michelin Pilot Street 2 – 80/100-18M/C 47S TL
  • Pneu traseiro: Michelin Pilot Street 2 – 100/80-18 M/C 59S
  • Tipo de chassi: Diamante
  • Altura do assento: 785 mm
A Factor DX mantém as mesmas dimensões da versão tradicional, com 2.015 mm de comprimento e 785 mm de altura do assento. Seu peso de 133 kg contribui para a boa manobrabilidade.
A Factor DX mantém as mesmas dimensões da versão tradicional, com 2.015 mm de comprimento e 785 mm de altura do assento. Seu peso de 133 kg contribui para a boa manobrabilidade.

Fonte: Yamaha e Terra.